Pai ensina ao filho de 6 anos programação pelo Scratch

Antonio Paulo Neto, 39 anos, cursa atualmente graduação de Ciência da Computação, sendo esta sua segunda faculdade. Nesta semana, Antônio postou em um grupo do Facebook sobre informática, um depoimento de uma aula de Scratch que ele deu ao seu filho, Ryan Vitor da Cruz Paulo, de 6 anos, com o objetivo de ensinar conceitos de programação.

O Scratch Brasil visualizou este depoimento e com permissão dos responsáveis pela criança, criou esta matéria para contar o relato de Antonio e de como foi uma das aulas dadas ao filho.

Comecei a ensinar ao meu filho de 6 anos conceitos de programação através do Scratch, e tudo que é apresentado através deste software, o Ryan entende com clareza. Desenvolvendo o potencial da criança logo na infância, é possível que um dia meu filho seja um excelente programador.

Logo na primeira aula, Antonio afirmou que ensinou os seguintes conceitos:Antonio Paulo Neto ensina os primeiros conceitos de programação pelo Scratch, para o filho Ryan Vitor da Cruz Paulo.

  • Conceito de objetos e sprites;
  • Noções de tela e tipos de exibição do palco;
  • Configurações de idioma do software;
  • Plano cartesiano baseado na resolução de tela de 480 x 360, onde cada pixel equivale a um determinado ponto no plano cartesiano;
  • Conceito de movimentação de personagens.

Além disso, o pai ainda aplicou uma atividade prática, ao qual explorou de Ryan as seguintes habilidades:

  • Alteração do nome do objeto inserido, para melhor identificação dos elementos na tela. Exemplo: modificar o nome do personagem principal do Scratch para “gato”, pois este tem a aparência de um felino.
  • Movimentação do objeto ou sprite na tela a partir do repasse de parâmetros. Exemplo: a posição atual do objeto “gato” na tela é de [0,0], se for alterada para [10,0] o “gato” move-se para frente.

O pai finaliza comentando à nossa equipe que atualmente está utilizando os materiais do portal Scratch Brasil para ensinar os primeiros conceitos de programação ao filho Ryan, e que o site desta iniciativa tem contribuído muito para as aulas de Scratch.

Redes Sociais

       

Idiomas do Site

Portuguese Afrikaans Arabic Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Polish Russian Spanish

Área de Acesso

Cadastre-se e tenha acesso a fóruns, votações e informativos exclusivos.

Semelhantes ao Scratch Brasil

Alice Brasil
Edu Scratch
Faz Game
Atto Educacional
Editora Novatec

Scratch MIT

 Scratch ED
 Scratch Day
Scratch Jr
Code Club Brasil
Code.org