Coordenadores e Colaboradores do Scratch Brasil

O Scratch Brasil conta com uma pequena equipe de coordenadores e colaboradores da iniciativa, que contribuíram com a concretização deste projeto, seja pela doação de materiais ou compartilhamento de ideias para a construção do Scratch Brasil.

Coordenadora Geral do Scratch Brasil

Suéllen Rodolfo Martinelli é formada em Técnica em Informática pela ETEC Dr. Celso Charuri, pelo Centro Paula Souza de Capão Bonito - SP; em Técnica em Informática para Internet, pelo IFSP - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, pela modalidade EAD; e é bacharel em Ciência da Computação, pelo IIES - Instituto Itapetiningano de Ensino Superior. Leciona desde 2012, onde atuou na ETEC Dr. Celso Charuri como professora de Banco de Dados e MS Project. Em 2013 lecionou pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), como docente em disciplinas de informática básica. Nos anos de 2012, 2013 e 2014 lecionou pelo SENAC de Itapetininga - SP como professora de disciplinas como Animações para Web, Marketing Digital e Informática Básica em geral. Desde 2013 dedica-se ao estudo das tecnologias educacionais e da informática educativa, com foco na exploração do uso do software Scratch em sala de aula, e da construção de games educacionais a partir da plataforma. É também a criadora e principal representante da iniciativa Scratch Brasil.


Colaborador Geral do Scratch Brasil

Wilton Moreira Ferraz Junior é formado em Análise de Sistemas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga, obteve a Licenciatura Plena em Informática pela Fatec Sorocaba, Pós Graduado em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário SENAC Sorocaba e atualmente é mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Lecionou no ano de 2007 no Centro Profissionalizante Municipal Ceprom em Itapetininga, em 2008 começou a lecionar na ETEC Dr. Celso Charuri em Capão Bonito, onde exerceu a função de coordenador de laboratórios e coordenador do curso Técnico em Informática para Internet. Em 2012 iniciou as atividades de docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo IFSP Campus Itapetininga, onde no mesmo ano começou a lecionar no IIES - Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, pelo curso de Graduação em Ciência da Computação. Atua nas linhas de pesquisas de jogos educativos e tecnologias na educação.


Colaborador Representante do Alice Brasil

Edson A. R. Barros é Engenheiro Civil, Analista de Sistemas e Mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas Eletrônicos, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Possui Licenciatura Plena em Matemática Aplicada, pela Faculdade Oswaldo Cruz. Trabalhou na SISGRAPH, na NEC, entre outras empresas no setor de tecnologia. Tem se dedicado ao magistério em nível superior, lecionando principalmente na Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1987, mas também trabalhou nas Faculdades Oswaldo Cruz, na FASP, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), na Universidade Santanna e na Fundação BI Social Quaresma (uma parceira da FGV). Recentemente também foi contratado pela FIAP. Em 1997 lançou o livro O Homem e Seu Software, de natureza filosófica. Colaborou com livros e artigos na área de computação, destacando-se C++ para Universitários, C++Builder para Universitários, Delphi para Universitários e Computação Básica e Programação (Pascal). No biênio 2008-2009 foi o articulador de um convênio acadêmico internacional entre o Mackenzie e a americana Carnegie Mellon (CMU). 


Colaboradora Representante do Edu Scratch

Teresa Martinho Marques é professora de matemática e ciências do 2.º ciclo da Escola Básica de Azeitão em Portugal, e atualmente coordena o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais desta Escola. Licenciou-se em Geologia - Ramo Educacional, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e fez o Mestrado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaão da Universidade de Lisboa, em Ciências da Educação - Tecnologias Educativas, tendo escrito como tese de mestrado o estudo "Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem". Integrou a equipe do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal – coordenando com o professor Miguel Figueiredo o projeto EduScratch. Como experiências profissionais anteriores, foi Professora do Quadro de Nomeação Definitiva desde 1985, Coordenadora de Departamento, Coordenadora de Diretores de Turma, Coordenadora de Biblioteca Escolar e Formadora de Professores na ESE/IPS do Programa de Formação Contínua em Matemática.

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