Animação Relógio
No exemplo de atividade de hoje, mostraremos como criar uma animação que simula um relógio de parede. Para isso, cada parte do relógio será representado como um personagem, sendo cada um composto por um pequeno código. Veja abaixo o projeto finalizado:
Em seguida, clique aqui para baixar o arquivo .rar com todas as artes necessárias para a montagem dessa animação. Depois, descompacte o arquivo e crie um novo projeto no Scratch 2.0.
A seguir, coloque cada arte em um personagem, sendo a imagem do relógio do personagem "palco", o ponteiro vermelho no personagem "Seg", o ponteiro azul maior no personagem "Min", o ponteiro azul menor no personagem "Hora" e o ponto branco no personagem "Tempo".
Antes de começar os códigos, alterne o centro dos ponteiros, para que fiquem no meio do desenho do círculo de cada traje. Para fazer esta ação, vá no editor de desenho de cada traje, e alterne seu centro. Depois, posicione a parte circular destes trajes, um por cima do outro, começando com o personagem "Tempo", e prosseguindo com "Hora", "Min" e por último, o personagem "Seg".
Agora podemos criar nosso primeiro código, começando pelo personagem "Seg". Basta construir o pequeno código mostrado ao lado:
Em seguida, vamos criar o código do personagem "Min". Basta construir o pequeno código mostrado abaixo:
Depois, o próximo código a ser montado é o do personagem "Hora". Construa o bloco de código mostrado abaixo:
O último código a ser montado é o do personagem "Tempo", que exibe na tela a hora atual mostrada no relógio. Construa o bloco de código mostrado abaixo: