Animação Seguindo uma Linha
No exemplo de atividade de hoje, mostraremos como criar uma animação em que um gato segue uma linha preta desenhada na tela. A diferença deste exemplo é que a partir do momento em que você clica em "quando bandeira verde clicado", o gato vai seguir a linha preta sozinho, sem precisar você movimentar o mouse para o gato andar, ou algo do gênero. Veja abaixo este exemplo finalizado:
Em seguida, clique aqui para baixar o arquivo .rar com as duas artes necessárias para a montagem dessa animação. Depois, descompacte o arquivo e crie um novo projeto no Scratch 1.4 ou no Scratch 2.0. A seguir, coloque a arte da linha como fundo de palco, a arte do gato no personagem "cat".
O único bloco a ser criado é o do gato. Antes de ver o código, perceba que o traje deste personagem possui a orelha da esquerda de amarelo, o centro (o nariz) na cor rosa, e a orelha da direita na cor verde. Isso acontece pois o plano é usar o nariz e as orelhas do gato como sensores de cores, para detectar a linha preta que esta no palco.
Nesse sentido, baseado no código mostrado abaixo, o gato terá o seguinte funcionamento:
- Se o nariz do gato (da cor rosa), tocar a linha (da cor preta), vá para frente;
- Se a orelha esquerda do gato (da cor amarela), tocar a linha (da cor preta), gire em sentido anti-horário e vá para frente com velocidade reduzida;
- Se a orelha direita do gato (da cor verde), tocar a linha (da cor preta), gire em sentido horário e vá para frente com velocidade reduzida;